
O que é?
E um método químico feito para clarear os dentes.
Como é?
Existem 4 tipos de clareamento:
- Clareamento caseiro - é feito uma moldagem das arcadas superior e inferior do paciente (Figura 1), para obtenção dos modelos em gesso (Figura 2). Sobre esses modelos ,que são cópias da boca do indivíduo, são feitas "moldeiras individuais em silicone". Essas moldeiras se adaptam perfeitamente aos dentes do paciente, sem recobrir as gengivas, pois o gel usado para o clareamnto é irritante para as mucosas. Em casa o paciente irá preencher os nichos de cada dente na moldeira com um pouco de gel (Figura 3) e usar pelo tempo recomendado, de 2 horas até uma noite, que de acordo com o tipo de gel e o grau de amarelamento dos dentes. Após o uso, deve retirar a moldeira, lavar com auxílio da escova de dentes, secar bem e guarda-la na caixinha apropriada fornecida pelo seu dentista. Esse processo de ser repetido diariamente por até 1 mês.
Figura 1
Figura 2
- Clareamento de consultório (laser) - é feito no próprio consultório odontologico pelo cirurgião dentista. Usa-se um afastador labial para facilitar a visão e a aplicação profissional, proteje-se a gengiva que contorna os dentes com um gel (barreira gengival) (Figura 4) para que o agente clareador não entre em contato com as mucosas bucais, pois também é irritante para essas estruturas. O gel é aplicado sobre a face vestibular (a parte da frente) dos dentes, em seguida aplica-se uma luz fria para acelerar a ação quimica do gel sobre a estrutura dental (Figura 5). Então o agente clareador será retirado e repete-se o procedimento. Pode ser feito até 3 aplicações por consulta em cada arco. Cada consulta demora em torno de 1 hora. Normalmente uma única consulta é necessária para cada arco, pois o gel clareador ainda mantém seu efeito por alguns dias após ser retirado.
Figura 4
- Clareamento misto - é a associação dos dois métodos de clareamento, além do clareamento no consultório o paciente recebe a moldeira e o gel para a manutenção do tratamento. Acredita-se hoje que a associação dos dois métodos é o mais eficaz e com resultado mais duradouro.
- Clareamento intra coronário (dentes não vitais) - é feito em dentes que sofreram escurecimento devido a traumas ou tratamento endodôntico (canal). Esse método é feito apenas nos dentes afetados, colocando-se o gel dentro do dente endodonticamente tratado.
Quem pode fazer?
- Pacientes maiores de 15 anos;
- Pacientes com saúde oral, isto é, sem cáries e sem inflamação da gengiva (os dentes cariados devem ser restaurados e procedimentos de raspagem de tátaro e limpeza devem ser previamente executados).
Contra indicações
- Pacientes gestantes e lactentes;
Cuidados durante o período de clareamento
- Não fumar durante o tratamento;
- Não tomar café, chá, beterraba, vinho tinto, refrigerantes a base de cola e outros alimentos com muito corante;
- Não escovar os dentes logo após retirar a moldeira;
- Não emprestar o produto para outras pessoas.
Importante:
O clareamento não enfraquece os dentes e não altera a cor das restaurações e próteses, por isso, se você usa proteses, coroas ou tem restaurações nos dentes anteriores, saiba que esses não irão clarear como seus dentes, portanto, pode ser necessário a substituição dessas próteses, coroas e restaurações após o tratamento de clareamento.
Quanto custa?
Varia do tipo de clareamento escolhido e do profissional. O ideal é você fazer uma avaliação para saber no seu caso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário